GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 20ª CRE – Palmeira das Missões-RS

 CE DR. DORVALINO LUCIANO DE SOUZA CERRO G RANDE – RS 

FONE/ FAX: 5573561133 

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PROJETO INTERINSTITUCIONAL CAMINHO DAS PALMEIRAS




O presente projeto, desenvolvido pela comunidade colegial do CEEDO, Associação Científica Medeia, comunidade de Cerro Grande-RS e de Novo Tiradentes-RS, tem caráter pedagógico e educativo, social e cultural.
















CERRO GRANDE, JANEIRO DE 2022.









fazer belamente – incentivando, a partir dos conteúdos científicos, intelectuais, o cuidado com a vida e a sabedoria no trato com o outro/a outra e o meio;


3.3. Específicos de dimensão prática


Archontophoenix cunninghamiana;

(04) metros nas vias públicas correspondentes: duas margens da RS 325 entre Cerro Grande e Novo Tiradentes numa extensão de cinco (05) quilômetros; duas margens da RS 325 na entrada de Cerro Grande, sentido BR 386 a Cerro Grande, numa extensão de dois (02) quilômetros e nas duas margens da estrada vicinal que liga Cerro Grande à Gruta Nossa Senhora das Graças, numa extensão de dois (02) quilômetros.




Distante dos grandes centros culturais e científicos, dos espaços consagrados da cultura e da ciência, Cerro Grande e seus indivíduos carecem da inclusão científica, do pensamento mais elaborado, da valorização cultural, do debate sociopolítico e econômico-cultural que transcenda as salas de aulas e as retóricas e se efetive no cotidiano do território, não somente restrito a seu espaço geográfico, mas regional, o que significa expressar as relações que esse projeto prevê com o município de Novo Tiradentes. Desse modo, ao se referir a território, este projeto envolve o município de Cerro Grande e de Novo Tiradentes. Tanto na dimensão da educação ecológica, quanto do embelezamento, do aprimoramento para a ação turística.

Parece que o povo se acomoda em seus costumes e vivências, excluídos pela grande mídia e satisfeito com o mínimo que lhes é oferecido. A cidadania esvai-se, esfriando a

consciência cidadã, a possibilidade de crescimento pessoal, coletivo e científico. Os projetos do CEEDO têm sido instrumentos potencializadores da necessária e urgente atitude despertadora, nas comunidades pequenas e isoladas por questões geográficas, econômicas e culturais, e são ações incentivadoras do pensamento e de atitudes científicas.

O Colégio, centro de cultura nas pequenas comunidades, além de centro de formação, de ensino e local privilegiado do aprendizado científico, autentica-se líder no fomento da apropriação coletiva do espírito científico, criativo e as aproximações teorias e prática, tornando-se na área do território, agente de cultura, com reconhecimento comunitário, e possibilidade de desenvolver ações de reflexão, participação, envolvimento e inclusão da população nos projetos científicos, artísticos, teatros, produção de vídeos, filmes curta, fotografias, exposições, mostras de cultura e debates, alimentando a consciência, a cidadania e espírito comunitário, como passos importantes na valorização pessoal e reconhecimento das capacidades e potencialidades pessoais.

O Projeto Interinstitucional Palmeiras da história, com educação pela ecologia e pelo turismo, iniciado em final de 2022, no Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza – CEEDO –, do município de Cerro Grande, no embalo da ação do componente curricular Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável, oportuniza a integração entre alunos e professores de diferentes escolas da rede de ensino do município de Cerro Grande, integrando o Território, conforme definido pela Base Nacional Comum Curricular em implementação no Brasil. Ainda desenvolve atividades que possibilitem os estudantes perceber seus potenciais, seus valores, instigados por desafios, situações-problema, práticas e projetos que possibilit am a interação entre alunos/as estaduais e municipais, professores/as e comunidade em geral nas diversas criações, invenções, experimentos e pesquisas.

Diversos trabalhos são realizados de forma colaborativa, nas diferentes temáticas, áreas

do conhecimento e níveis de ensino, de forma a reconhecer a complexidade da educação e, desse modo, sua abrangência, vitalidade e necessidade. Ainda se torna um momento de integração e de comunicação entre as famílias e as escolas e possibilita que os/as estudantes demonstrem as potencialidades dos seus projetos, das suas pesquisas e demais trabalhos desenvolvidos.

O Presente projeto interinstitucional Palmeiras da história, com educação pela ecologia e pelo turismo é uma oportunidade para os/as estudantes das redes de ensino municipal e estadual do território, desenvolver atividades de relação entre a teorias das diversas áreas do conhecimento, das relações humanas e científicas, o que implica integrar a pesquisa à educação. Incorpora, também, os anseios da população em geral, dependente da economia agropecuária,

da preservação ambiental e objetiva estudar, debater, dialogar acerca da realidade rural e urbana com desenvolvimento sustentável pois compreende a necessidade da pesquisa sobre a casa comum, sobre o ecossistema que abriga a vida de toda humanidade e da diversidade que se torna indispensável ao equilíbrio biológico e permite as vivências e experiências culturais e a noção de estética como ação compartilhada, de compromisso coletivo.



O Projeto Político Pedagógico, Regimento do Colégio e a legislação vigente, a saber, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasileira, Lei 9394/96, a atual Base Nacional Comum Curricular com todas as suas alterações, bem como, as novas propostas de bases comuns curriculares para o sistema de ensino brasileiro – documentos iluminadores dos Planos de Aulas/Trabalho – indicam a necessidade da relação entre os conceitos, os conteúdos, as ideias, desenvolvidas no âmbito do ensino formal, com as atitudes e ações do cotidiano dos indivíduos. Neste sentido, o projeto que quer significar, neste primeiro momento, a preocupação científica das ciências todas – saber complexo – com a vida, especificamente, da nossa casa comum, do mundo que compartilhamos, o planeta terra. Para esse esforço, empreende algumas ações que, neste momento, aparecem como importantes e constituem os passos do projeto.




até o momento em que houver sementes e interesses coletivos e pedagógicos para as ações;



Os custos de desenvolvimento do projeto serão custeados pelo CEEDO que busca parcerias com a Prefeitura Municipal de Cerro Grande e de Novo Tiradentes, Emater dos dois municípios, Escolas Municipais e Escolas Estaduais do território, Associação Científica Medeia e instituições e entidades dos dois territórios.