GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 20ª CRE – Palmeira das Missões-RS
CE DR. DORVALINO LUCIANO DE SOUZA CERRO G RANDE – RS
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PROJETO INTERINSTITUCIONAL CAMINHO DAS PALMEIRAS
O presente projeto, desenvolvido pela comunidade colegial do CEEDO, Associação Científica Medeia, comunidade de Cerro Grande-RS e de Novo Tiradentes-RS, tem caráter pedagógico e educativo, social e cultural.
CERRO GRANDE, JANEIRO DE 2022.
Tema: Cultivo, manejo, plantio e cuidado de Palmeiras.
Delimitação do Tema: Cultivo, manejo, plantio e cuidados de Palmeira Real – Cubana e Australiana – Archontophoenix cunninghamianarias: história, ecologia e turismo.
Objetivos
Geral: Despertar na comunidade colegial do CEEDO e regional, a cultura ecológica através do ensino de história, geografia, ciências, biologia, sociologia e projeto de vida das questões ambientais e do turismo como valorização do território, do lugar, de habitação, de vida, de experiências e vivências dos indivíduos. Nesse sentido, é preciso compreender a necessidade de envolver a comunidade colegial do CE Dr. Dorvalino Luciano de Souza, de Cerro Grande- RS e a comunidade em geral, com as questões ambientais, compromisso ético e estético, de modo interinstitucional e pedagógico.
Específicos de dimensão teórico-pedagógica
incentivar o cultivo de palmeiras, o manejo e cuidado para desenvolver ecologia e embelezar os territórios envolvidos no projeto.
pensar as questões reais que a população cerrograndense e tiradentense enfrenta no âmbito das relações relações humanas com a natureza;
estudar a ecologia na perspectiva do compromisso pessoal e comunitário como responsabilidade coletiva que inicia no indivíduo, se amplia pelo exemplo e se consolida com atitudes;
relacionar a capacidade formadora, educacional e pedagógica, com atitudes compromet idas com a vida que decorrem do respeito à diversidade, ao cuidado com as outras pessoas e com o ambiente;
relacionar as atividades pedagógicas desenvolvidas na sala de aula e as repercussões efetivas na realidade cotidiana de cada indivíduo e da comunidade em geral, enquanto seres que organizam a comunidade e dependem da continuidade do planeta para o desenvolvimento e efetividade da qualidade da própria existência;
desenvolver atividades teóricas e práticas no diversos componentes curriculares, modalidades e níveis de ensino, com potencialidade, compreensões e ações éticas e estéticas – fazer bem e
fazer belamente – incentivando, a partir dos conteúdos científicos, intelectuais, o cuidado com a vida e a sabedoria no trato com o outro/a outra e o meio;
empreender esforços no sentido de integrar os indivíduos da sala de aula com os indivíd uos da comunidade, operando no sentido de instituir a condição de sujeito e atitudes de compromisso cognitivo, intelectivo e prático (ético, moral, estético) com a comunidade.
3.3. Específicos de dimensão prática
coletar sementes de palmeiras reais – cubanas e australianas –, de nome científico
Archontophoenix cunninghamiana;
organizar e implementar sementeiras, conhecer o processo de germinação e produzir mudas para plantio nos espaços conquistados pelo projeto;
conhecer e realizar processos de produção de mudas e transplantes das palmeiras reais e implementar o plantio nas áreas acordadas;
dialogar com a comunidade, instituições e proprietários/as para plantio de mudas a cada quatro
(04) metros nas vias públicas correspondentes: duas margens da RS 325 entre Cerro Grande e Novo Tiradentes numa extensão de cinco (05) quilômetros; duas margens da RS 325 na entrada de Cerro Grande, sentido BR 386 a Cerro Grande, numa extensão de dois (02) quilômetros e nas duas margens da estrada vicinal que liga Cerro Grande à Gruta Nossa Senhora das Graças, numa extensão de dois (02) quilômetros.
obter licenciamento junto ao Departamento Autônomo de Estrada e Rodagens do RS
Justificativa e referências teóricas
Distante dos grandes centros culturais e científicos, dos espaços consagrados da cultura e da ciência, Cerro Grande e seus indivíduos carecem da inclusão científica, do pensamento mais elaborado, da valorização cultural, do debate sociopolítico e econômico-cultural que transcenda as salas de aulas e as retóricas e se efetive no cotidiano do território, não somente restrito a seu espaço geográfico, mas regional, o que significa expressar as relações que esse projeto prevê com o município de Novo Tiradentes. Desse modo, ao se referir a território, este projeto envolve o município de Cerro Grande e de Novo Tiradentes. Tanto na dimensão da educação ecológica, quanto do embelezamento, do aprimoramento para a ação turística.
Parece que o povo se acomoda em seus costumes e vivências, excluídos pela grande mídia e satisfeito com o mínimo que lhes é oferecido. A cidadania esvai-se, esfriando a
consciência cidadã, a possibilidade de crescimento pessoal, coletivo e científico. Os projetos do CEEDO têm sido instrumentos potencializadores da necessária e urgente atitude despertadora, nas comunidades pequenas e isoladas por questões geográficas, econômicas e culturais, e são ações incentivadoras do pensamento e de atitudes científicas.
O Colégio, centro de cultura nas pequenas comunidades, além de centro de formação, de ensino e local privilegiado do aprendizado científico, autentica-se líder no fomento da apropriação coletiva do espírito científico, criativo e as aproximações teorias e prática, tornando-se na área do território, agente de cultura, com reconhecimento comunitário, e possibilidade de desenvolver ações de reflexão, participação, envolvimento e inclusão da população nos projetos científicos, artísticos, teatros, produção de vídeos, filmes curta, fotografias, exposições, mostras de cultura e debates, alimentando a consciência, a cidadania e espírito comunitário, como passos importantes na valorização pessoal e reconhecimento das capacidades e potencialidades pessoais.
O Projeto Interinstitucional Palmeiras da história, com educação pela ecologia e pelo turismo, iniciado em final de 2022, no Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza – CEEDO –, do município de Cerro Grande, no embalo da ação do componente curricular Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável, oportuniza a integração entre alunos e professores de diferentes escolas da rede de ensino do município de Cerro Grande, integrando o Território, conforme definido pela Base Nacional Comum Curricular em implementação no Brasil. Ainda desenvolve atividades que possibilitem os estudantes perceber seus potenciais, seus valores, instigados por desafios, situações-problema, práticas e projetos que possibilit am a interação entre alunos/as estaduais e municipais, professores/as e comunidade em geral nas diversas criações, invenções, experimentos e pesquisas.
Diversos trabalhos são realizados de forma colaborativa, nas diferentes temáticas, áreas
do conhecimento e níveis de ensino, de forma a reconhecer a complexidade da educação e, desse modo, sua abrangência, vitalidade e necessidade. Ainda se torna um momento de integração e de comunicação entre as famílias e as escolas e possibilita que os/as estudantes demonstrem as potencialidades dos seus projetos, das suas pesquisas e demais trabalhos desenvolvidos.
O Presente projeto interinstitucional Palmeiras da história, com educação pela ecologia e pelo turismo é uma oportunidade para os/as estudantes das redes de ensino municipal e estadual do território, desenvolver atividades de relação entre a teorias das diversas áreas do conhecimento, das relações humanas e científicas, o que implica integrar a pesquisa à educação. Incorpora, também, os anseios da população em geral, dependente da economia agropecuária,
da preservação ambiental e objetiva estudar, debater, dialogar acerca da realidade rural e urbana com desenvolvimento sustentável pois compreende a necessidade da pesquisa sobre a casa comum, sobre o ecossistema que abriga a vida de toda humanidade e da diversidade que se torna indispensável ao equilíbrio biológico e permite as vivências e experiências culturais e a noção de estética como ação compartilhada, de compromisso coletivo.
Metodologia
O Projeto Político Pedagógico, Regimento do Colégio e a legislação vigente, a saber, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasileira, Lei 9394/96, a atual Base Nacional Comum Curricular com todas as suas alterações, bem como, as novas propostas de bases comuns curriculares para o sistema de ensino brasileiro – documentos iluminadores dos Planos de Aulas/Trabalho – indicam a necessidade da relação entre os conceitos, os conteúdos, as ideias, desenvolvidas no âmbito do ensino formal, com as atitudes e ações do cotidiano dos indivíduos. Neste sentido, o projeto que quer significar, neste primeiro momento, a preocupação científica das ciências todas – saber complexo – com a vida, especificamente, da nossa casa comum, do mundo que compartilhamos, o planeta terra. Para esse esforço, empreende algumas ações que, neste momento, aparecem como importantes e constituem os passos do projeto.
Coleta de sementes de palmeiras reais. Germinação, preparo das mudas e transplante nos locais já indicados neste projeto;
Desenvolvimento das atividades regulares dos Componentes Curriculares, nos seus conteúdos, conceitos e informações e esforços de relação dos conteúdos do Plano de Aula/Pla no de Trabalho, do Projeto Político Pedagógico e Plano Integrado com as questões de racionalidade e sentimento – sabedoria – com a vida, a existência, as experiências e cotidiano dos indivíd uos na comunidade colegial e territorial, especialmente, naquilo que toca a cada indivíduo pelas vias da ecologia, da educação e do turismo;
Continuidade e ampliação do cuidado com o local em que habitamos e convivemos, o mundo compartilhado, através do cultivo de sementes de plantas, preparação dos locais de plantio, ação de plantar e cuidar do desenvolvimento das plantas cultivadas desde a sementeira;
Esforço de apropriação dos sentidos contidos nestas ações, como primar pelo desenvolvimento da consciência de compromisso com o local, o ambiente – debate ético – e cuidado com a beleza, organização e alegria com o local, o ambiente, o meio no qual vivemos – sentido estético – com perspectivas de qualificação da existência;
Empreendimento de relacionamentos possíveis dos conteúdos das ciências, desde a Filosofia, na área das Ciências Humanas, até a Química, na área das Ciências Naturais, com as questões pessoais/individuais e coletivas/comunitárias com a preocupação de viver melhor e preparar o ambiente/o meio, para a satisfação de todos, desenvolvendo um sentido histórico-crítico da presença humana no mundo e da constituição do mundo que compartilhamos;
Atividades: 1º - manejo de sementes para produção de mudas; 2º - cuidado com as mudas e preparação para o plantio; 3º - preparação dos locais para plantio, primeiramente, no passeio da via pública citado na sequência; 4º - visita às famílias proprietárias dos terrenos com intencionalidade de plantio das mudas de palmeiras, consultas e diálogos com a comunidade e as instituições reguladoras e normatizadoras das vias públicas; 5º - colocação de estacas de identificação e proteção em cada local de plantio, amarrando-as a hastes e organizando o material de modo a proteger as plantas das ações depredadoras e despertando/alertando para as alterações no local indicando a ação educativa, tanto para quem a realiza quanto para quem visualiza e, com elas, convive; 6º - ampliação da ação de plantio, para os locais indicados no momento anterior desse projeto.
Cronograma
Início das atividades do projeto..................... ........................................... Setembro de 2022;
Plantio das sementes e produção de mudas Março de 2023
até o momento em que houver sementes e interesses coletivos e pedagógicos para as ações;
Desenvolvimento das aulas, dos Planos de Trabalho e das atividades do projeto - a partir de Setembro de 2023.
Orçamento
Os custos de desenvolvimento do projeto serão custeados pelo CEEDO que busca parcerias com a Prefeitura Municipal de Cerro Grande e de Novo Tiradentes, Emater dos dois municípios, Escolas Municipais e Escolas Estaduais do território, Associação Científica Medeia e instituições e entidades dos dois territórios.